HotPotatoes


Fiquei a conhecer este software através de uma ação de formação que frequentei.
Hot Potatoes é um programa que contém um pacote de seis ferramentas ou programas de autor, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Informática e Média da Universidade de Victoria, Canadá.
Estes programas possibilitam a criação de 6 tipos de exercícios interativos para a Web. Compatíveis com todas as versões dos browers/navegadores Internet Explorer e Netscape e com as plataformas Windows ou Macintosh.
O programa aceita caracteres portugueses e pode ser completamente configurado para a nossa língua, assim como quase todos os aspectos do interface (cores, tipo de letra, etc.). Se tem dúvidas como fazê-lo, basta consultar a página 4 do manual pdf (ver link mais abaixo)
Para se trabalhar com este programa, tudo o que precisamos saber é onde temos de colocar os dados (textos, questões, respostas, imagens, etc.), pois os programas criarão, automaticamente, a página web respectiva. Posteriormente basta enviar a página ou páginas criadas para o servidor, de forma a serem utilizadas pelos alunos, via internet.
O Hotpotatoes é gratuito para educação, tem no entanto, de se fazer o registo do programa, para isso, basta preencher o formulário no site do programa.
Este software permite fazer:
  • exercícios de preenchimento de espaços - JCLOZE
  • teste de escolha múltipla - JBC
  • teste de resposta curta - JQUIZ
  • sopa de palavras - JMIX
  • palavras cruzadas - JCROSS
  • exercícios de correspondência - JMATCH

Pode fazer o donwload do programa em http://hotpot.uvic.ca/#downloads

Para ajudar existe um manual do HotPotatoes em português.



Posteriormente colocarei aqui alguns exercícios criados neste software que é, sem dúvida, um excelente recurso didático.

Se já o conhecerem e quiserem partilhar exercícios criados com a ajuda deste software,  enviem-nos, terei todo o gosto em os publicar, dando o devido crédito ao seu autor, claro!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...